ir conteudo

Prefeitura Municipal de Nossa Senhora da Glória

Prefeitura de Glória intensifica combate à leishmaniose com ação educativa na Praça do Coreto

10.Set.2025

Campanha “Agosto Verde” alerta população sobre prevenção e cuidados contra doença que afeta humanos e animais


0303_7ca30e3cd6d8960ef9fdc1f3b0.jpg

A Prefeitura de Nossa Senhora da Glória, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na manhã da terça-feira, 12, uma ação estratégica de combate e prevenção à leishmaniose visceral. A iniciativa, realizada na Praça Filemon Bezerra Lemos (conhecida como Praça do Coreto), integra a campanha “Agosto Verde”, que intensifica as atividades de educação em saúde e vigilância contra a doença no município.

Durante a ação, equipes de saúde distribuíram panfletos informativos, orientaram a população sobre os sintomas e os modos de prevenção da doença, e esclareceram dúvidas sobre o cuidado com animais domésticos, principais hospedeiros do parasita transmitido pelo mosquito-palha.

A secretária municipal de Saúde, Samara Aragão, reforçou a importância da participação comunitária no controle da doença. “A leishmaniose é uma zoonose grave, mas que pode ser prevenida com medidas simples, como manter quintais limpos, evitar acúmulo de lixo e materiais orgânicos, e usar coleiras repelentes em cães. A conscientização da população é nossa maior arma. Esta ação na Praça do Coreto é mais um passo para proteger nossas famílias e nossos animais, garantindo saúde e qualidade de vida para todos”, destacou.

A leishmaniose visceral é transmitida pela picada do mosquito-palha infectado e pode afetar tanto seres humanos quanto animais. Em cães, os sintomas incluem emagrecimento, feridas na pele, apatia e crescimento anormal das unhas. Em humanos, a doença pode causar febre prolongada, perda de peso, aumento do fígado e baço, e requer tratamento imediato.

A SMS continua com uma série de atividades durante o “Agosto Verde”, incluindo visitas domiciliares, palestras em unidades de saúde e vigilância ativa em áreas de maior risco.

Por: Bruno Balbino Jornalista DRT 2039/Se - Ascom Glória / Fotos: Evillyn - Ascom Glória

0606_adfb89749321101be9f3a37bd8.jpg0404_25cf1b16d72938177a4be446.jpg0505_3977be6ab680235ef9af20aca.jpg

10.Set.2025
Prefeitura Municipal de Nossa Senhora da Glória utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Ampliar Fonte Reduzir Fonte Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo

Iniciar Conversa

Selecione um dos nossos contatos para iniciar a conversa
Horário de atendimento:
Seg. a Sex.: 8:00-12:00 / 13:00-17:30